Dívida prescreve após 5 anos

Quem nunca ouviu por aí que após cinco anos a dívida prescreve e não precisa mais ser paga? Ledo engano! Débitos não somem e nós vamos te mostrar por quê.

O que de fato acontece

Passados cinco anos, o Código de Defesa do Consumidor prevê que a dívida não pode mais constar no cadastro do devedor. Veja o que diz a lei:

Art. 43. O consumidor, sem prejuízo do disposto no art. 86, terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes.
1° Os cadastros e dados de consumidores devem ser objetivos, claros, verdadeiros e em linguagem de fácil compreensão, não podendo conter informações negativas referentes a período superior a cinco anos.

Por que pagar

Se o nome sujo caduca e a dívida não consta mais nos dados do consumidor inadimplente, então pagar para quê? Simples: apesar do débito sumir dos cadastros de serviços de proteção ao crédito, como o Serasa, ele ainda consta onde foi contraído, ou seja, se algum dia no futuro o devedor necessitar de linha de crédito nas instituições financeiras em que está com saldo negativo, não conseguirá nada até que pague.

O score pode até voltar a subir após a prescrição da dívida, já que ela não aparece mais para os bureaus de crédito, mas engana-se quem pensa que é só não contar mais com o banco ou empresa que deve! Elas não consultam somente o score para avaliar o consumidor como bom ou mau pagador, assim, o histórico pode ficar manchado mesmo com o passar dos anos.

Como resolver a situação

A resposta é simples na teoria, mas nem tanto na prática: pagando a dívida. Quem quer ser bem visto pelo mercado e garantir boas condições de crédito não pode ter pendências. Porém, muita calma nessa hora! Há formas menos dolorosas de quitar débitos.

A ConsultScore disponibiliza um serviço personalizado de Reabilitação de Crédito através da análise e cálculos detalhados para que a negociação chegue às melhores condições, diminuindo as chances de pagar dívidas astronômicas e juros abusivos.

Lembre-se: quando falamos de crédito não existem fórmulas prontas. Há muitas dicas na internet que prometem a solução dos problemas em um passe de mágica, mas isso não é real. Cada caso deve ser analisado de forma séria e individual!

SOLICITE UM DIAGNÓSTICO