Descubra o que é a renda passiva

O que é renda passiva e como fazer para consegui-la?

Descubra o que é a renda passiva e tenha acesso a dicas práticas de como ganhar um dinheiro extra sem esforço.  

 

A renda passiva é um conceito que tem ganhado espaço nos últimos anos, especialmente com a evolução da internet, a popularização dos investimentos e o surgimento dos programas de indicação. Antes de saber como ganhar dinheiro por indicação, você precisa entender o que é a renda passiva.

Afinal, a renda passiva exige algum esforço? Qual a diferença entre ela e as rendas ativas e extra? Ainda, será que qualquer pessoa pode ter uma renda passiva? É o que você vai descobrir neste artigo especial sobre o tema. Confira! 

O que é renda passiva?

O termo “renda passiva” é utilizado para se referir à renda que é obtida sem a necessidade de trabalhar. Enquanto a renda, nos moldes tradicionais, demanda um esforço/trabalho, nesse tipo, não há necessidade de execução de um trabalho ou atividade que demande tempo, esforço e energia.

 

Trata-se, portanto, de uma remuneração de origem lícita, que pode ser fruto de rendimentos de investimentos ou de ganhos de comissão por indicação, para citar dois exemplos.

Dessa forma, a renda passiva representa um montante de dinheiro gerado independentemente do seu esforço.

Qual a diferença entre renda passiva e ativa?

Para entender melhor esse conceito, é interessante fazer uma comparação entre a renda ativa e a renda passiva.

Como mencionamos, a renda passiva não está atrelada ao trabalho, uma vez que a pessoa é remunerada sem trabalhar, por assim dizer. E é aqui que reside a diferença entre “passiva” e “ativa”.

A renda ativa é aquela que se origina de um trabalho ou esforço. Nessa categoria, estão ganhos de salário, ganhos de lucros da sua empresa e até ganhos decorrentes de atividades extralaborais.

Via de regra, a maioria da renda das pessoas tem origem ativa, fruto do seu trabalho e de seus esforços. Ao longo de uma vida economicamente produtiva e partindo de escolhas financeiras inteligentes, a pessoa poderá conseguir viver de renda passiva.

Qual a diferença entre renda passiva e renda extra?

A renda extra também não se confunde com a renda passiva, uma vez que ela é uma forma de renda complementar adicional.

Um trabalho extra ou atividade que o indivíduo execute como freelancer, por exemplo, podem gerar rendas extras, que são adicionadas à renda principal ativa. 

Como conseguir uma renda passiva?

Já deu para entender a diferença entre os três tipos de renda e o que diferencia cada uma delas, certo? Como você viu, a única renda que não exige esforços de trabalho é a renda passiva.

Ao longo de uma vida economicamente ativa, a maior parte da renda será produzida de maneira ativa, no entanto, existem algumas maneiras de implementá-la com uma renda passiva.

Somado a isso, no longo prazo, e principalmente com foco em boas escolhas de investimentos, é possível que você crie um ambiente favorável para que a renda passiva seja superior à ativa. Sabe o famoso “viver de renda”? Então, essa renda é um tipo de renda passiva originária de investimentos em ativos. 

O mercado de investimentos é um dos caminhos para construir um planejamento financeiro pessoal, mas, para conseguir aporte de dinheiro, você terá que focar na sua renda ativa, apostando em renda extra e, eventualmente, em renda passiva. A seguir, listamos as principais fontes de renda passiva, conheça! 

Renda passiva por indicação

A renda passiva por indicação tem sido uma fonte interessante para quem deseja ganhar dinheiro sem esforço. Ela é obtida por meio de indicações, ou seja, você indica um produto ou serviço para amigos e conhecidos, caso eles contratem aquele produto ou serviço, você ganha uma remuneração da empresa indicada.

Os bancos digitais são um exemplo disso. Muitos têm oferecido aos seus clientes uma remuneração por indicação de novos clientes. A cada novo cliente que você indica e que realiza o cadastro, você é remunerado. 

Renda passiva por meio de investimentos

Além dos programas de indicações, outro meio de obter renda passiva é por meio de investimentos. Aqui, você pode obter renda de diferentes formas:

  • pagamento de dividendos de ações de empresas listadas na bolsa de valores;
  • dividendos oriundos de investimentos em BDRs;
  • juros de aplicações financeiras atreladas a produtos, como Tesouro Direto, Certificados de Depósito Bancário, entre outros;
  • proventos originados de investimentos em Fundos Imobiliários; e,
  • aluguéis originados de imóveis próprios. 

Com uma boa pesquisa e planejamento financeiro, é possível encontrar diferentes formas de aumentar a sua renda, seja ela passiva ou ativa. É interessante ficar atento às melhores oportunidades e aproveitar para aplicar seu dinheiro com inteligência.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 9 =