Como funciona um IPO

Como funciona um IPO?

Processo é responsável por tornar a empresa em capital aberto, oferecendo vantagens aos empreendedores

As operações de câmbio estão presentes em diversas situações do nosso dia a dia, seja na compra de moeda para viajar, em compras online realizadas em sites de outros países e até em decisões de investimentos.

Mas, afinal, você sabe o que é câmbio e como funcionam as principais operações envolvendo moedas de outros países? Conhecer os conceitos básicos ajuda na hora de realizar operações, trazendo segurança e permitindo uma análise fundamentada das escolhas de ativos que vão compor sua carteira de investimentos.

O que é câmbio?

O termo “câmbio” é usado para se referir ao processo de troca entre duas moedas. Por isso, ele está vinculado a todas operações que envolvam moedas de países diferentes.

Ele não se restringe ao ato de troca, já que contempla também a análise da quantidade de dinheiro local que será necessário para comprar moedas de outro país.

O que é a taxa de câmbio? 

A taxa de câmbio é o valor de uma moeda em relação a outra estrangeira. Essa taxa pode ser calculada para qualquer moeda em relação ao real e vice-versa. 

O dólar americano é usado como referência em todo o mundo, tanto em operações financeiras quanto de turismo e comércio. Por isso, é comum você ver notícias sobre as mudanças na taxa de câmbio do dólar em relação ao real. 

Como é definido o valor de uma moeda?

Há uma série de fatores que impactam no valor de uma moeda: fatores econômicos, fatores políticos, regime cambial e relação entre a oferta e a procura. O quarto fator é considerado um dos que geram maior impacto na definição do valor de uma moeda.

Como destacamos, o dólar americano é uma referência de taxa de câmbio estrangeiro. Isso acontece porque ele é a moeda mais utilizada em transações comerciais e financeiras, bem como nas demais operações entre países.

O regime cambial também é um tema importante neste sentido, os modelos de câmbio fixo e variável são os mais comuns na definição de valores de moedas, mas, além deles, há outros modelos. A seguir, falamos brevemente sobre eles:

  • Câmbio fixo: o governo define o valor da moeda e o Banco Central opera comprando e vendendo dólares com o objetivo de manter esse preço.
  • Câmbio flutuante: o valor da moeda é determinado pelas ações de compra e venda. Esse é o modelo utilizado no Brasil atualmente, portanto, o valor do dólar é o que determina o valor do real. Quanto maior for a busca pela moeda norte-americana, maior será o seu valor em relação ao real.
  • Câmbio deslizante: neste modelo, se unem os dois modelos anteriores. Na prática, o BC interage no mercado para manter o valor do real dentro do que foi estipulado. Para isso, compra e vende dólares mantendo o câmbio dentro do intervalo de variação predefinido.

Diferença entre dólar comercial e dólar turismo

Ao pesquisar sobre câmbio e conversão de moedas, você também vai se deparar com o “dólar comercial” e o “dólar turismo”, o que isso significa?

O dólar comercial é diferente do turismo, já que ele tem seu valor definido a partir da oferta e demanda e das transações realizadas entre empresas, como as importações de produtos. 

Já o dólar turismo é aquele dinheiro que a pessoa física usa para fazer suas viagens internacionais. A cotação desta moeda é realizada com base no dólar comercial, somando a ele o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e os custos para fazer com que a moeda chegue até a pessoa física que está comprando. Por isso o dólar turismo costuma ser mais caro, já que tem custos adicionais atrelados a ele.

Quando você vai comprar moedas estrangeiras em uma casa de câmbio, precisa estar atento ao valor final da sua compra. 

Como funciona o câmbio no mercado de investimentos?

Com opções de moedas muito fortes, como o dólar americano, o investimento em ativos vinculados a moedas estrangeiras têm crescido muito. Por meio deles, é possível explorar novas oportunidades de ganho, atreladas à variação dos ativos e à cotação das moedas. 

A abertura de contas internacionais em dólar tem sido considerada uma boa opção tanto para quem quer investir quanto para quem pretende viajar para fora do país, já que os custos destas operações são mais baixos se comparados com a compra de papel-moeda em casas de câmbio. 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − catorze =