Como funciona o mercado financeiro

Como funciona o mercado financeiro?

Um pequeno guia para você entender o que é e como funciona o mercado financeiro

Participar do mercado financeiro, seja como profissional ou investidor, demanda muito mais do que saber como realizar a compra e venda de ativos. Para ter bons resultados, é essencial conhecer e entender mais sobre o funcionamento do mercado financeiro.

A economia, os movimentos políticos e as decisões de grandes empresas podem impactar diretamente nos resultados de um investimento. O mercado financeiro é o ambiente para o qual o reflexo desses movimentos convergem. 

O que é o mercado financeiro?

O mercado financeiro pode ser definido como o ambiente no qual se realizam as negociação de ativos e bens que tenham valor financeiro. Portanto, é o local em que se negociam moedas, ações, títulos, commodities, derivativos, entre outros.

 

Cada país tem o seu mercado financeiro, e cada mercado financeiro pode ter características distintas entre si. No Brasil, ele é representado pela B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. A B3 se destaca mundialmente pelo alto valor de mercado e pela posição de destaque entre as líderes globais no setor.

 

A nível internacional e com grande destaque no cenário de mercados financeiros do planeta, também vale mencionar a NYSE, Bolsa de Valores de Nova York, responsável por movimentar negociações diárias de milhões de dólares. 

 

Qual é a função desse mercado?

O mercado financeiro tem como propósito viabilizar o encontro entre pessoas interessadas em vender e comprar ativos financeiros. 

 

No contexto de uma economia de livre mercado, a interação entre compradores e vendedores é fundamental, uma vez que permite a troca de bens com liberdade e sem a intervenção de terceiros, como, por exemplo, o Estado. 

De forma geral, podemos delimitar em dois grandes grupos as pessoas envolvidas no mercado financeiro:

 

  • investidores, que são os credores que fornecem o capital;
  • mutuários, que são aqueles que captam os recursos em troca de juros ou de parte dos lucros obtidos pelo negócio; e,
  • órgãos e instituições responsáveis por viabilizar, regularizar e fiscalizar os processos, trazendo segurança para que as negociações aconteçam da melhor forma possível. 

 

O mercado financeiro possibilita que os envolvidos realizem, entre outras funções, operações de captação de recursos e de capitais, transferência de títulos e comercialização de moedas. 

Como funciona o mercado financeiro?

O mercado financeiro desempenha um papel crucial no fluxo da economia de um país. Esse impacto é significativo, pois favorece a aproximação de investidores e tomadores de recursos, movimentando capital e viabilizando novos negócios.

 

Os participantes do mercado financeiro não precisam manter um contato direto entre si, uma vez que a ponte das negociações é realizada por meio de instituições financeiras.

 

Na prática, isso significa que o dinheiro de um investidor, que é aplicado em um produto de renda fixa, por exemplo, é transferido para o banco, que intermedia um empréstimo para um empresário que esteja buscando recursos para o seu negócio. O investidor aplica indiretamente no negócio, mas a sua relação jurídica e financeira é operacionalizada com o banco. 

 

Para garantir que as negociações realizadas nos mercados financeiros fluam de maneira correta, existem órgãos de regulação e fiscalização. No Brasil, as instituições que desempenham esse papel são o Banco Central do Brasil (Bacen) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

 

  • Bacen: autoriza e supervisiona o funcionamento de todas as instituições financeiras que operam em território nacional, bem como o mercado de crédito. Também opera emitindo papel moeda, executando políticas monetárias e garantindo o equilíbrio do mercado.
  • CVM: normatiza, desenvolve, fiscaliza e disciplina o mercado de valores mobiliários no Brasil. A instituição trabalha para evitar fraudes e manipulações, por isso, supervisiona a bolsa de valores, as corretoras, os fundos de investimento e as sociedades anônimas de capital aberto.

 

Em linhas gerais, podemos definir o mercado financeiro como o ambiente no qual se realizam negociações de ativos financeiros, como ações. Apesar de ser um ambiente regulado, essas negociações não estão restritas a eles.

 

O mercado financeiro funciona por meio das operações de compra e venda de ativos. O assunto é amplo e envolve inúmeros conceitos de economia e termos técnicos, por isso, é interessante aprofundar o seu conhecimento buscando entender melhor o que são ativos financeiros e como você pode fazer escolhas inteligentes de investimentos a partir da análise dos seus objetivos e de suas necessidades individuais.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × quatro =