7 passos para a riqueza
Muitos almejam uma vida farta e sem preocupações financeiras, mas poucos realmente se organizam para alcançá-la. Pensar que somente pessoas nascidas em berço de ouro podem chegar ao primeiro milhão é um mito. É, sim, possível começar de onde você está e com aquilo que tem. Quer saber como? Aqui te damos algumas dicas que podem ajudar:
Anote suas despesas
Perder o controle dos próprios gastos é algo fácil de ocorrer quando não anotamos, por menor que seja a despesa. O primeiro passo para conseguir guardar dinheiro é identificar os ralos por onde ele escoa. Não são somente as despesas maiores que levam embora seu dinheiro: pequenos gastos diários acumulados tornam-se uma grande dívida no fim do mês.
Anote tudo, determine suas prioridades e pule para o segundo passo.
Corte despesas desnecessárias
Uma vez identificados todos os gastos, é hora de cortar o que pode ser evitado. O conceito de desnecessário é subjetivo, mas perceba que nem tudo é uma real prioridade. Sempre há algo que pode ser cortado.
Eduque-se financeiramente
Os pilares da educação financeira são poupar e investir. Quanto mais cedo esses valores são inseridos na vida de uma pessoa, melhor, pois pode ser complicado começar se já existe um histórico de gastos excessivos e dívidas. Nesses casos é preciso, antes, modificar toda a relação com o dinheiro: cortar gastos, renegociar dívidas e ter muita paciência.
Construa fluxos de renda
Uma ótima alternativa é ter mais de uma fonte de renda. Tem um emprego fixo? Não se contente com ele e busque outras formas de fazer dinheiro. Um hobby ou talento que não tenha a ver com sua área de atuação pode ser uma oportunidade de negócio, por exemplo. Seja criativo para descobrir suas próprias minas de ouro.
Invista o dinheiro poupado
Não basta guardar dinheiro e deixá-lo parado em uma poupança que rende juros pífios, é preciso fazer o seu montante trabalhar por você. São várias as opções de investimento: Tesouro Direto, CDI (Certificados de Depósito Interbancário), CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI e LCA ( Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio), entre outros.
Ressaltamos, porém, que é preciso ter cautela: alguns investimentos, embora mais lucrativos, possuem riscos maiores que outros. Sempre pesquise a melhor opção do mercado financeiro para o seu caso.
Reinvista os lucros
Você já aprendeu a investir seu dinheiro e ele rendeu juros. É hora de gastar? Negativo! Lembre-se que quem poupa tem. Aproveite os rendimentos do seu investimento e faça ainda mais dinheiro.
Viva apenas de renda passiva
Uma vez que você pegou experiência com investimentos, é possível viver da renda passiva que eles geram. Pode levar algum tempo e com certeza um bom capital inicial, mas é uma prática possível. Se você tem intenção de enriquecer, essa é com certeza uma das melhores formas
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!