Entenda o cadastro positivo e suas novas regras

Nem só dívidas e inadimplências ficam registradas nos nomes dos consumidores: o cadastro positivo existe desde 2011 para reunir as informações sobre o histórico de crédito de quem busca manter todas as contas sempre em dia.

A diferença é que, ao contrário do registro automático das dívidas, que contam de forma negativa e contribuem para o baixo score, o saldo de bom pagador era computado nos sistemas apenas por iniciativa do consumidor, que deveria solicitar via autorização expressa e assinada que suas boas ações também fossem incluídas. Isso mudou nesta semana, com a sanção do governo federal da lei que altera essa regra.

A partir de agora, tanto informações negativas quanto positivas devem constar no cadastro de consumidores e empresários de forma automática. Ainda assim, o cadastro positivo segue de forma opcional, podendo ser retirado a pedido da pessoa.

Veja alguns pontos relevantes:

  • Compras à vista não constam no cadastro positivo;
  • Há sigilo sobre os dados, como ocorre em bancos;
  • A medida beneficia principalmente aqueles que ainda não estão no mercado de crédito e passam a ‘existir’ para o score: cerca de 22 milhões de pessoas (dados do governo);
  • O cadastro positivo pode reduzir em até 45% a inadimplência (dados do governo);
  • O cadastro é aberto, portanto, as informações podem ser cruzadas e compartilhadas entre empresas e bancos;
  • O consumidor que for adicionado ao cadastro é notificado da inclusão em determinado banco e pode solicitar a retirada de seu nome, se assim desejar, em até 30 dias;
  • Há total acesso aos dados, o histórico pode ser consultado e corrigido em até 10 dias;
  • Empresas de análise de crédito, como SPC, Serasa e Boa Vista, seguem responsáveis pela análise de crédito;
  • As informações constantes também seguem as mesmas: contas de luz, internet e telefone, faturas cartões de crédito, empréstimos e financiamentos;
  • O histórico mostra dados como datas da dívida, de seu pagamento e o valor das prestações.

A ConsultScore é sua parceira também na inclusão de dados no cadastro positivo. Disponibilizamos serviço de tratamento de dados, em que realizamos toda a parte de pesquisas nas bases de dados de proteção ao crédito. 

O cadastro positivo é muito utilizado por credores e varejistas para identificarem bons pagadores e pode ser um verdadeiro aliado para quem busca aumentar o próprio score!

Nós podemos te ajudar a ser visto positivamente pelo mercado. Confira os nossos serviços!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *